.


O objectivo


Objetivos do site Guia CondomínioO portal Guia Condomínio é um espaço dedicado ao Síndico. Procuramos orientar o Síndico, pessoa Particular e Condômino, na Gestão do Condomínio através do Guia aqui disponibilizado. Aqui poderá descarregar uma planilha adequada ao Guia Contábil e também outros documentos como convocatórias ou procurações.Muitas vezes, os Síndicos nomeados não têm qualquer experiência prévia na gestão de um condomínio. São normalmente pessoas ocupadas, que trabalham e têm filhos, tendo pouco tempo disponível administrar o Condomínio.

Gerir um Condomínio, não sendo uma tarefa difícil, requer algum conhecimento, conhecimento esse que não é passado de administração para administração. Normalmente, são apenas dados à nova administração alguns documentos, como a demonstração de resultados, mas não é dito como são elaborados. Também é recorrente estes documentos conterem erros, erros que tornam a tarefa do Síndico seguinte complicada quando chega a hora de fazer os mesmos documentos para passar a próxima administração.

No Guia Condomínio poderá encontrar guias para as principais tarefas administrativas, para que não perca muito tempo e faça um trabalho de qualidade. Além dos guias, o Guia Condomínio também disponibiliza alguns recursos para tornar a tarefa de um Síndico Residente mais simples, como minutas e folhas de cálculo para apoio.


Este site é também é um espaço voltado para o ambiente, pelo que procura fomentar a poupança energética e a responsabilidade ambiental dos condôminos.

Aqui poderá também encontrar muitas dicas ecológicas para o Condomínio ou casa, simuladores energéticos e referencias a outros sites. Também poderá participar, enviando as suas dicas e assim contribuir para que cuidemos melhor do planeta.


Método Contábil

InformaçãoEste guia descreve um método contábil simples para registro das receitas e despesas.Para cada folha de registro é descrito o método de registro e apresenta-se um exemplo. Uma planilha Excel contendo todas as folhas de registro, preenchidas tal como nos exemplos apresentados pode ser descarregada do site.

O método descrito procura equilibrar os seguintes objetivos:

  • Rigor
    O método apresentado fornece meios de validar a trabalho efetuado.
  • Simplicidade
    O trabalho é executado de uma forma simples e metódica ao longo do ano, tornando o fechamento do Exercício uma tarefa de fácil resolução.
  • Rastreabilidade e transparência
    Os resultados produzidos são verificados e facilmente comprovados por terceiros.
  • Facilidade de execução
    Não sendo um método contabilístico, a sua execução é mais simples e a sua verificação por parte dos Condôminos também. Chama-se a atenção que, apesar de mais complexo, o método Contabilístico é de maior segurança pois contabiliza também o patrimônio e as dividas.
  • Facilidade de Compreensão
    Uso de exemplos e linguagem não técnica (dentro do possível).

Ao seguir este Guia, não só efetuará as tarefas com rigor, como evitará erros e produzirá documentação consistente e de qualidade. Também será fácil para o próximo Síndico "navegar" na sua documentação, pois os métodos e documentos produzidos estarão todos descritos neste site.